Quando se fala no “poder do subconsciente” lembramos logo daqueles primeiros livros de autoajuda, que surgiram na década de 70 e que foram totalmente ridicularizados, porque se dizia não terem base científica e nem eram considerados literatura. Hoje, as ciências humanas e a física quântica estão aí para desmistificar isso e provar o quanto é sério esse assunto. Tanto do lado positivo quanto do negativo.
Há muito que se fala em mensagens
subliminares e lavagem cerebral, mas percebi que a maioria das pessoas, não
leva isso à sério e nem tem muito interesse, talvez por não entenderem bem o
que realmente significa e a importância disso na vida de cada um de nós.
Em entrevista à Globo News, o jornalista
Sérgio Faraco, contou a sua experiência de quando esteve na antiga União
Soviética, na década de 60. Comunista de carteirinha, na época, cheio de ideais
ativistas foi parar numa comuna em Moscou. Logo nos primeiros dias, depois de
instalado, começou a sentir-se incomodado por um rádio que havia em seu quarto
e que transmitia dia e noite as notícias e as ordens de comando do Partido.
Examinou o tal rádio, tentando desligar e descobriu que só havia um botão, que era
para abaixar ou levantar o volume. Mesmo baixinho, o som continuava
indefinidamente, com a finalidade óbvia de penetrar no inconsciente,
transformando o indivíduo num robô, escravizado e fanático. Quando percebeu
isso ficou tão indignado que quebrou o rádio contra a parede. Isso bastou para
que fosse dado como louco e internado num sanatório, onde foi dopado, e por aí
segue a sua história, cujo desfecho não vem ao caso aqui... Pois o objetivo é
analisar apenas o papel do malfadado rádio naquele contexto.
Desde o início do séc. passado, antes
mesmo das descobertas de Freud, já existiam pesquisas, totalmente secretas em
vários países, sobre o que tanto negavam e menosprezavam: O poder do
subconsciente.
Foram feitos muitos testes, e, apesar do
caráter sigiloso, houve um, que ficou bem conhecido, na época, que foi o teste
da pipoca.
Em frente a um cinema, um pipoqueiro
vendia sempre mais ou menos a mesma quantidade de pacotes de pipoca na saída do
cinema, que correspondia de 10 a 15% da lotação do cinema. A pesquisa realizada
foi: Durante um filme de suspense, em meio a cenas eletrizantes de ação e
emoção, colocaram um pequeno letreiro na parte inferior da tela, com a ordem:
Coma Pipoca! O letreiro aparecia a cada 10 minutos e era praticamente
imperceptível para a mente consciente dos que estavam emocionados e empolgados
com o desenrolar do filme. Resultado da
pesquisa: Na saída, mais de 90% da lotação do cinema queria comprar pipoca.
Ninguém entendeu o porquê e o pipoqueiro ficou quase maluco... Parece piada,
mas é assim que funciona o nosso inconsciente, ao receber uma mensagem
subliminar. Ele age à revelia da nossa vontade consciente e faz acontecer.
Como funciona: A mente racional só se concentra numa coisa de cada vez, nesse caso, o filme, mas o inconsciente, ao contrário, absorve e incorpora, literalmente tudo o que estiver no ambiente, por mais imperceptível que seja para a mente consciente. Portanto, o letreiro, apesar de nem ter sido percebido pela mente, foi direto ao inconsciente, que também é “expert” em cumprir as ordens recebidas, exatamente como um robô. Mas o nosso robô interno, só executa as ordens que são repetidas à exaustão. Ainda bem, senão, seríamos todos mais loucos do que já somos. Então, se a ordem foi, Coma Pipoca!..repetida a cada 10 minutos, durante duas horas, o robô vai levar o seu dono a comer pipoca, de qualquer maneira.
Como funciona: A mente racional só se concentra numa coisa de cada vez, nesse caso, o filme, mas o inconsciente, ao contrário, absorve e incorpora, literalmente tudo o que estiver no ambiente, por mais imperceptível que seja para a mente consciente. Portanto, o letreiro, apesar de nem ter sido percebido pela mente, foi direto ao inconsciente, que também é “expert” em cumprir as ordens recebidas, exatamente como um robô. Mas o nosso robô interno, só executa as ordens que são repetidas à exaustão. Ainda bem, senão, seríamos todos mais loucos do que já somos. Então, se a ordem foi, Coma Pipoca!..repetida a cada 10 minutos, durante duas horas, o robô vai levar o seu dono a comer pipoca, de qualquer maneira.
Sabe aquela velha frase, não sei porque
eu fiz isso?...
Percebem aonde mora o perigo? E percebem
também o nosso poder, se essas ordens fossem canalizadas para conseguirmos os
nossos objetivos em vez de realizar os objetivos dos outros?
Essa é uma técnica simples e poderosa usada
até hoje nos meios de comunicação e nos anúncios da maioria dos produtos que
consumimos, muitas vezes sem nem saber por que. Os poderosos do planeta, que
são bastante vivos, usam largamente esse recurso em todas as áreas. É só observar...
Agora, imaginem se toda a população do
planeta, tivesse conhecimento disso, levasse realmente à sério e descobrisse o
seu próprio poder!...Não haveria mais miséria, nem doenças, nem guerras e nem
meia dúzia de privilegiados mandando em bilhões de subordinados.
Mas eles estão tranquilos, pois sabem
que:
“Apenas os segredos pequenos precisam ser
protegidos. Os grandes são mantidos em segredo pela própria incredulidade
pública”. (Marshall McLuhan)
Está no nariz da gente, mas é tão óbvio
e tão simples, que ninguém acredita e não dá importância.
No próximo post, vamos ver como funciona
essa estratégia de marketing no nosso dia a dia e para que serve esse assustador
controle das massas.
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