SOBRE OS LIVROS

Depois da recente obra, FLORAIS DE BACH NO RESGATE DA AUTOESTIMA, mais um livro foi editado, NUMEROLOGIA CÁRMICA NO 3º MILÊNIO. Ambos estão à venda na loja virtual da Editora PerSe 2.0. Veja as sinopses nos banners ao lado...

Anny Luz

Sobre o blog

Por motivos pessoais, esse blog ficou desativado por um longo tempo. Agora senti a necessidade de voltar, para compartilhar uma experiência, que pode ser útil e esclarecedora aos que estiverem despertando para uma Consciência Superior. Anny Luz

FLORAIS-Essências Vibracionais


As essências florais fazem parte da chamada medicina vibracional, que vem sendo estudada nas últimas décadas, como parte integrante do movimento holístico, o qual foi abordado na página, TERAPIAS HOLÍSTICAS.
Atualmente existem muitos sistemas de florais no Brasil e em muitos lugares do mundo. Todos são bons e com tipos de energia diferentes. Particularmente, no entanto, tomo sempre como base os florais do sistema Bach. Muito embora eventualmente, também use florais de outros sistemas, de acordo com o que exige cada situação específica.
Partindo do princípio de que, não existem doenças e sim doentes, o ilustre médico inglês, Dr Edward Bach, já em 1934, percebeu o quanto emoções como ansiedades, temores, mágoas, culpas e tantos outros sentimentos negativos, dissipam a vitalidade de qualquer pessoa, levando-a a sentir-se indisposta, inferiorizada ou depressiva. Nessas condições, o corpo perde a sua resistência natural às doenças e entra no estado ideal para tornar-se presa fácil de qualquer infecção ou outros tipos de enfermidade.
O Dr Bach direcionou então suas pesquisas e descobriu na energia das flores, o bálsamo que atua diretamente nessas emoções.

Os florais não são prescritos para o corpo físico, e sim para o emocional, atuando no equilíbrio energético dos corpos sutis.
Floral é o remédio da alma.

Na preparação dos florais não é extraída nenhuma substância química, é um método de captar a energia sutil de flores, arbustos ou árvores silvestres. As farmácias de manipulação recebem as essências puras (stock) e manipulam nas dosagens e fórmulas solicitadas pelos terapeutas. A (OMS) Organização Mundial de Saúde, desde 1976 admite que nenhum floral pode causar qualquer efeito colateral, dependência, ou dano de espécie alguma e  podem ser ministrados a crianças de todas as idade, animais ou plantas, sem qualquer tipo de risco.


O QUE É UM MÉTODO SUTIL DE CURA?
A já mencionada medicina vibracional, ao contrário da medicina convencional, se utiliza dos chamados métodos sutis de cura.
As pessoas tem me perguntado: O que é um método sutil de cura?

Se formos procurar no dicionário, a palavra sutil significa:

adj. Fino, delgado, simples.Que é composto por partes finas, delgadas, tênues.que escapa à vista.Fig. Agudo, delicado, apurado, penetrante, que recebe facilmente as impressões (falando dos sentidos):  que tem penetração de espírito, que não se percebe, leve, manso.Feito com arte e delicadeza; primoroso.s.m. o que é sutil; sutileza.(Do lat. subtilis)
Em termos de medicina vibracional, podemos acrescentar:
Sutil -Qualidade do que é imperceptível aos nossos cinco sentidos e que portanto, pode atuar nos nossos corpos sutis, tais como, o emocional e o espiritual. O corpo físico é palpável, o corpo emocional e o espiritual, não. No entanto, a maioria das doenças do corpo físico tem origem nos corpos sutis.

A palavra sutil lembra ainda uma certa magia, entendendo magia, como um profundo conhecimento e integração com as forças sutis da natureza, que os nossos sentidos grosseiros não conseguem perceber.

As essências florais são um excelente exemplo do que é um método sutil de cura, que costumo chamar de Magia das Flores.
O trecho a seguir foi tirado do livro, "Florais de Bach no Resgate da Autoestima":
A maior prova da atuação mágica das flores em nosso ser é a sua forma sutil de dissolver as desarmonias. Ao ponto das pessoas mais desatentas, não conseguirem associar a sua melhora ao efeito curativo dos florais e sim a atribuindo a outros fatores ocasionais.

Eis apenas um, das dezenas de exemplos que testemunho no meu dia a dia, como terapeuta floral: 
Certa ocasião, um advogado de meia idade, vivendo suas segundas núpcias, procurou-me para tratar um sentimento de constante irritação e intolerância, à respeito de alguns hábitos da segunda esposa, com a qual estava casado há cerca de dois anos, na época. Disse-me ter consciência de que o problema deveria ser dele, pois a esposa era uma ótima pessoa, eles se gostavam e tinham muitas afinidades. No entanto, pequenos hábitos dela no dia a dia, lhe eram insuportáveis de aturar. Depois da aposentadoria, ele dedicava-se a fazer algumas traduções, pois dominava muito bem o inglês e trabalhava em casa. Contou-me que, frequentemente, em plena concentração no trabalho, a esposa o interrompia, com algum tipo de brincadeira, sentava-se em seu colo, fazia-lhe cócegas e impedia suas reclamações com beijos. Ele a afastava irritado, reclamando não gostar de ser interrompido no trabalho, pois perdia a concentração. Incomodava-lhe também o fato dela interromper o seu trabalho por causa do horário das refeições. Quando queria terminar uma tradução ela insistia para que viesse comer ou lhe trazia uma bandeja com a comida ou lanche, o que o deixava bastante irritado.
Queixava-se ainda, da bagunça que ela fazia no quarto de ambos, quando estava costurando. Espalhava tecidos, linhas e agulhas por todo o canto, enquanto cantarolava e ouvia música popular no rádio. Ele não conseguia ter um lugar livre e sossegado no próprio quarto, onde gostava de fazer suas leituras de lazer... E assim continuaram as suas queixas intermináveis...
Pelo seu relato, não me pareceu ter algum problema importante com a esposa e sim uma séria intolerância da parte dele, que lhe trazia grande sofrimento.
Recomendei-lhe uma fórmula do sistema Bach, constituída por: Beech, para aplacar a intolerância e irritação, Oak para diminuir a compulsão pelo trabalho, Crab Apple, para ajudá-lo a não fazer "tempestade em copo d´água" e Water Violet, para aprender a relaxar e curtir melhor o contato físico, os carinhos, a alegria e a atenção da esposa.
Pedi-lhe que tomasse pelo menos três vidros dessa fórmula, seis vezes ao dia e voltasse em torno de um mês, para uma avaliação.
O tempo passou e não tive mais notícias desse senhor. Alguns meses mais tarde encontrei-o num supermercado. Cumprimentou-me, bastante amável e se desculpou por não ter dado mais notícias. Perguntei-lhe se ainda tomava os florais. Disse-me que tomou intensivamente nas três primeiras semanas, mas depois, ele e a esposa resolveram fazer uma viagem há muito sonhada e, com o entusiasmo da viagem esqueceu-se dos florais e não tomou mais.
Perguntei-lhe como estava a sua dificuldade com os hábitos da esposa. Pareceu um tanto surpreso com a pergunta, como se não lembrasse mais, depois disse: Ahhh! Aquilo! Não..., depois dessa viagem, resolvi que não quero mais levar o trabalho tão a sério, afinal, devo aproveitar a vida e a companhia de uma mulher tão especial. Essa viagem foi muito importante para mim, me abriu os olhos. Sinto-me diferente..., mais tranquilo e mais feliz.

Fiquei satisfeita em observar a sua visível melhora, embora fosse óbvio que ele estava completamente inconsciente dos benefícios que os florais haviam lhe proporcionado, atribuindo todo o mérito à viagem, sem perceber que a própria viagem, só fora possível, por causa da sua melhora.
É difícil para a maioria das pessoas acreditarem, que um medicamento tão SUTIL, possa surtir efeitos tão rápidos e efetivos. Para muitos, é verdadeiramente inacreditável e incompreensível, que apenas três semanas do uso intensivo de simples gotinhas embaixo da língua, possa fazer tanta diferença!
Esse descrédito, não teria a menor importância, diante de uma melhora tão significativa, se não resultasse na limitação pela procura desse tratamento, pois só se faz uso daquilo que se conhece os efeitos.

Mais uma vez, podemos citar aqui, a máxima do Dr Bach, procurando entender o termo simplicidade como sinônimo de sutileza:
“Que a simplicidade deste método não desencoraje a sua utilização, pois quanto mais avançarem as pesquisas, mais reconheceremos a simplicidade de toda a criação.”

Algumas dúvidas frequentes-
Mesmo quem já leu sobre o assunto e toma florais há mais tempo, sempre tem uma ou outra dúvida, que gostaria de esclarecer, pois existem infinitas maneiras de se ministrar os florais, levando-se em conta a complexidade de cada ser humano, bem como o seu contexto de vida. Temos abaixo, algumas perguntas mais comuns, mas também pode postar aqui a sua dúvida, que será esclarecida.

-Quando ou em que casos se deve tomar florais?
Os florais são indicados, sempre que houver algum desconforto, dificuldade ou transtorno emocional, que esteja somatizando no físico ou interferindo na capacidade de cada um dirigir a própria vida da forma mais prazerosa e agradável possível.
Florais são muito indicados também para plantas, animais ou crianças. Eles são mais puros em todos os sentidos e não tem a interferência da mente racional, portanto as respostas a um tratamento mais sutil são imediatas. As plantas, quando estão caidinhas, pelo choque de terem mudado de lugar ou mesmo acometidas por alguma praga, os bichinhos de estimação, muito agitados ou doentes, bebês que choram muito à noite ou tem algum problema de saúde...Os resultados com florais são rápidos e surpreendentes.

-Quando usar o Réscue Remedy ou alguma outra fórmula?
O Réscue, realmente se popularizou mais do que os outros florais, por ser um composto poderoso para emergências físicas e emocionais. As pessoas me dizem que usam o Réscue quando estão muito ansiosas e melhoram. Realmente, o Réscue pode acalmar qualquer situação fora do normal, mas como é específico para emergências, no caso de ansiedades, mágoas, inseguranças, etc...,sempre seria melhor usar o floral ou a fórmula mais indicada para cada situação em particular, pois é melhor usar o Réscue no início de um tratamento ou em casos de emergência.
Sempre digo que não existe erro na escolha de um floral, mas quando a escolha não é a mais adequada pode retardar a cura do transtorno emocional.

-Quem já tem a sua fórmula pessoal, feita através do estudo astro/numerológico, por quanto tempo deve tomar?
Quem tem a sua fórmula, é como se tivesse um coringa na manga. A fórmula extraída de um estudo astro/numerológico, é como se fosse a fórmula mágica da pessoa e tem mil e uma utilidades. Entre outras utilidades,  serve para harmonizar o seu complexo energético em qualquer situação e o tempo de ingesta, vai depender de cada momento.
Quando associada às meditações com a mandala, para atingir determinado objetivo, aconselho um período de 21 dias de meditações diárias e florais. Fora isso, sempre que a pessoa se sentir desarmonizada ou estiver passando por situações difíceis e imprevistas, pode tomar essa fórmula até sentir-se mais calma. Sempre na frequência de duas em duas hrs nos primeiros tempos e depois espaçar para quatro vezes ao dia até superar a questão.



Compartilhe!

10 comentários:

  1. Olá, Anny

    Aqui na minha região há pessoas que tomam o Rescue como tratamento, em que ele é preparado c/ apenas 2 gotas da essência, mais o brandy e a água. O que voce acha?

    Bjs

    Isa

    ResponderExcluir
  2. Querida, pelos ensinamentos do Dr. Bach, o Réscue é para ser tomado apenas nas emergências. Se for um caso muito grave, até pode se prolongar por algum tempo ou ser associado a outros florais, mas para tratamento, existem tantos outros florais bem específicos para cada caso, que não vejo sentido tomar apenas o Réscue, seja de que jeito for. bjusss

    ResponderExcluir
  3. Olá, Anny

    Quero compartilhar minha experiência c/ os florais e os bichos. Meu gato começou a ter vários episódios de berne. Na região centro-oeste em época de chuvas(verão) aparece mtas moscas e elas podem inocular a larva no animal, só que os veterinários dizem que não é comum isto ocorrer em gatos, pq eles se lambem mto. Então resolvi testar o Rescue passando nas orelhas p/ ser absorvido pela pele. Pois não é que ele nunca mais teve esse problema?

    BJS

    Isa

    ResponderExcluir
  4. Então Isa, essa foi uma bela experiência pra compartilhar! Os florais são realmente sensacionais para os bichinhos e atuam muito bem em problemas de pele. Numa próxima ocasião, eu recomendaria colocar o Crab Apple junto com o Réscue, o resultado será mais rápido e melhor ainda. Bjuusss

    ResponderExcluir
  5. tenho depresão,estou na menopausa gostaria que me indicasse um folral

    ResponderExcluir
  6. Olá Marinha!...Por trás de toda depressão se esconde uma série de fatores, além de existir vários tipos de depressão. Por isso, fica difícil lhe dar uma fórmula específica para o seu caso, sem lhe conhecer melhor. Mas para aliviar as fases mais agudas vc pode tomar (Sweet Chestnut, Gentian e Réscue) Todos no mesmo vd, 4 gts de 2 em 2 hrs.
    Abs e Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  7. Luzia Guimarães Pereira28 de dezembro de 2011 às 11:37

    Oi Anny Luz, gostaria de fazer uma consulta com vc sobre florais, seria possível?
    Desde já agradeço e, desejo-lhe um excelente 2012!!
    Abraço, Luzia

    ResponderExcluir
  8. Olá Luzia,depois que eu fizer a sua mandala, se ainda quiser a consulta, me avise pelo e-mail, ok?
    Agradeço e retribuo com carinho os seus votos de um Maravilhoso 2012! Abs

    ResponderExcluir
  9. Como são extraídos os poderes das flores para serem colocados nas gotinhas?

    ResponderExcluir
  10. Olá, a energia dos florais é obtida antes das flores serem colhidas, quando ainda impregnadas pela energia dos quatro elementos da natureza. Chegada a época da colheira, depois de um dia de sol e uma noite, as flores, que ficaram expostas ao sereno são colhidas de madrugada, antes do nascer do sol, para que as gotículas sejam recolhidas em potes e conservadas no brandy, para depois serem manipuladas nas farmácias.

    ResponderExcluir